Cores Primárias - Férias no IMS-SP: Oficina Mirabolando formas, cores e sentidos
Imprimir

Férias no IMS-SP: Oficina Mirabolando formas, cores e sentidos

Escrito por Da Redação. Posted in Cursos/Oficina

Sem título, 1985. Gesso e folha de ouro sobre aglomerado de madeira.
Pintura de Mira Schendel. Foto: Jorge Bastos. © Ada Schendel

O Instituto Moreira Salles de São Paulo realiza nos dias 11 e 18 de janeiro (quartas-feiras) a oficina Mirabolando formas, cores e sentidos, com atividades que exploram as obras da mostra Mira Schendel, pintora, exposta no IMS-SP. Crianças acima de três anos e seus familiares poderão conhecer o percurso pictórico da artista suíça radicada no Brasil, descobrindo as nuances de seu trajeto pela pintura, suas opções por determinados materiais (como areia, massa e cimento) e analisar suas composições, além de criar seus próprios trabalhos.

A oficina faz parte do projeto Visitas em família, no qual crianças e seus familiares visitam a exposição em cartaz no Instituto Moreira Salles e fazem uma atividade a partir do que foi visto. O objetivo do projeto é introduzir o espaço do museu ao universo da criança, de maneira lúdica e didática.

Oficina Mirabolando formas, cores e sentidos:

Dia 11/01 (quarta-feira), às 10h30

Dia 18/01 (quarta-feira), às 14h30

Duração da atividade: 1h30

Idade mínima: 3 anos

Número máximo de participantes: 20 pessoas (entre crianças e responsáveis)

É NECESSÁRIO FAZER INSCRIÇÃO PRÉVIA ATÉ O DIA ANTERIOR À OFICINA PELO TELEFONE (11) 3825-2560, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

 

Sobre a exposição Mira Schendel, pintora:

A mostra, que fica em cartaz no IMS-SP até dia 11 de março, tem 29 obras da artista plástica e curadoria da historiadora Maria Eduarda Marques. A exposição, que ficou em cartaz no IMS-RJ de setembro a novembro deste ano, reúne alguns dos melhores exemplos da pintura de Mira Schendel (1919-1988), produzidos entre os anos 1950 e 1980, pertencentes a acervos de coleções particulares e instituições. Ao longo de sua carreira, Mira Schendel trabalhou com diferentes materiais e linguagens, sendo mais conhecidos seus trabalhos em papel, tais como as monotipias e os objetos gráficos. Mas a pintura sempre permeou sua trajetória artística. Na mostra, são apresentadas obras que exemplificam as diversas fases da produção pictórica da artista. Entre as décadas de 1950 e 1960, Mira Schendel produziu naturezas-mortas e telas que podem ser relacionadas com a obra do pintor italiano Giorgio Morandi, bem como óleos e têmperas nos quais introduziu letras e palavras. Na mesma época, a artista realizou as chamadas pinturas matéricas, que apresentam texturas compactas. Já nos anos 1980, Mira passou a produzir têmperas monocromáticas de superfície fosca e aveludada, sobre as quais aplicava figuras geométricas em folha de ouro ou traçava formas quase invisíveis com linhas tênues e leves incisões. A mostra também apresenta exemplos dos Sarrafos, obras que tensionam as fronteiras entre a pintura, a escultura e o desenho.

Instituto Moreira Salles – São Paulo
Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis
Tel.: (11) 3825-2560
www.ims.com.br
http://twitter.com/imoreirasalles
www.blogdoims.com.br