Cores Primárias - Rio de Janeiro realiza mostra de Fayga Ostrower e pode perder o Instituto criado em sua homenagem
Imprimir

Rio de Janeiro realiza mostra de Fayga Ostrower e pode perder o Instituto criado em sua homenagem

Escrito por Margarida Nepomuceno. Posted in Exposições

        

Gravuras dos anos 60 e desenhos da artista Fayga Ostrower estarão sendo exibidos a partir do dia 18 de janeiro no Centro Cultural dos Correios, no Rio, na mostra “Diálogos”, em uma referência direta aos trabalhos de Alex Gama, expostos na mesma ocasião. Quem assina a mostra é o próprio artista em parceria com a filha de Fayga, Noni Ostrower, responsável com a família,  pela guarda do acervo da gravadora.

A mostra será realizada em meio às sérias dificuldades de ordem financeira, que estão impelindo o deslocamento do acervo da artista, cerca de 900, do Instituto Fayga Ostrower, criado há dez anos, para a casa da filha herdeira. Este final de semana, os jornais cariocas, especialmente o Segundo Caderno, d´O Globo, referiram-se a esse fato, revelando a indignação da família diante da situação e destacando toda a trajetória da artista polonesa, falecida em 2001, bem como a importância do seu trabalho, como gravadora e educadora , para a história da arte brasileira.

Noni Ostrower espera que a mudança seja provisória e que as obras da mãe possam ser colocadas à disposição do público e de pesquisadores. Enquanto isso não ocorre, os trabalhos de catalogação das obras continuam sendo realizados e podem intensificar-se à medida que forem sendo utilizados os aportes, ganhos recentemente, da Secretaria Municipal da Cultura.

Para a mostra “Diálogos”, estão previstos a exibição de 53 gravuras de Fayga e 30 de Alex Gama, além de 30 matrizes do artista e de alguns desenhos de Fayga Ostrower, que compõem a padronagem de 170 tecidos, criados pela artista desde os anos 60.

DIÁLOGOS – FAYGA OSTROWER E ALEX GAMA
Abertura : 18 de janeiro (convidados) 19 de janeiro (público)
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro) 
Visitação: de terça a domingo, de 12h as 19h - GRÁTIS
Telefones: (21) 2253-1580
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Site: www.correios.com.br