Museus-casas “cariocas”
Renata Guimarães Puig
Especial para Cores Primárias
É preciso explicitar o modo como a sociedade em questão traça a fronteira entre o visível e o invisível. A partir daí, é possível compreender o que é significante para uma dada sociedade, quais os objetos que privilegia e quais são os comportamentos que estes objetos impõem a colecionadores. (POMIAN, 1984, p.53)
"no universo da cultura o centro está em toda parte"*
Em novembro de 2006, esta Revista publicou um artigo da crítica de arte Mariza Bertoli fazendo um convite para que críticos e historiadores substituam as velhas categorias utilizadas para a análise da arte latino americana por critérios pautados na realidade histórica do próprio Continente. Isso exige, segundo Bertoli, um exercício de desconstrução de uma trama de valores estéticos, categorias moldadas desde outros centros de conhecimento, que nos impedem de enxergar semelhanças e diferenças entre as produções simbólicas locais e as suas relações com um processo histórico de formação das identidades latino-americanas.
Arte e Identidade na América Latina
Convocatória geral para a redescoberta da arte latino-americana
Mariza Bertoli
Fernando Leal, A Epopéia de Bolívar: "Bolívar quando menino", " O Libertador", "A morte de Bolívar"(1930).
Aquarela sobre papel. Coleção Fernando Leal Audirac.
O que não tem fim nem começo, revela um tempo circular entre a tradição e o contemporâneo
" Pulso", Maria Nepomuceno, 2012. Fundação Eva Klabin, Rio de Janeiro. Foto Mario Grisolli.
Intervenção de Corvalán-Pincheira na Galeria da Memória reflete sobre a história política chilena
Máximo Corvalán-Pincheira